Localização Espaço Energia - Relaxamento - Paz - Meditação Curta no Facebook
Massagem terapêutica, massagem relaxante, massagem drenagem linfática,massagem indiana
Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente
Eno Teodoro Wanke
Tratamento Facial e Corporal Estética CorporalTerapias AlternativasMomentos de Sabedoria Depilação Egipícia Home Fonte de Conhecimento Contato Quick Massage Acupuntura Estética
Localização

Treinar a Mente e o Corpo

Aldous Huxley, pensador e escritor inglês. Extraído do livro A Situação Humana, tradução de Lya Luft

Treinar a mente e o corpo

(...) Gostaria de mostrar outros meios de de treinar a mente-corpo. Uma forma muito importante de treinamento é o da imaginação. Aqui recomendo A Educação pela Arte, de Herbert Read, em que ele fala na possibilidade de treinar a imaginação das crianças de modo que possam manter, durante a vida adulta, a notável faculdade da fantasia eidética , que a maioria das crianças parece ter. Geralmente, o intenso poder de visualização desaparece na época da puberdade e parece não haver motivo para que isso não se preserve e não permaneça como fonte de prazer e benefício intelectual para os seres humanos, mesmo os adultos. Na terapia da Gestalt também se prescrevem muitos exercícios interessantes no uso da imaginação, para soltar a mente de seus velhos maus hábitos de pensar e sentir. Ajudam a nos tirar de uma espécie de personalidade falsa, que criamos com nossos maus hábitos.

Parece bastante claro que qualquer desenvolvimento da atenção deve andar de mãos dadas com o desenvolvimento do nosso conhecimento da linguagem e conceitos. Se tivermos consciência de nossa experiência direta, temos também de ter consciência da relação entre a experiência direta e o mundo dos símbolos, linguagem e conceitos no qual vivemos. Somos como icebergs. Flutuamos na realidade imediata, mas nos projetamos nos ventos da doutrina, na medida em que nos erguemos da experiência imediata para o mundo dos conceitos. Pois é bastante certo que não existe algo como a experiência imediata absoluta. E que todas as nossas experiências têm um certo matiz lingüístico, assim como não há dúvida de que somos capazes de ir muito mais longe na experiência imediata do que geralmente fazemos. Assim, é muito importante termos consciência da relação entre as experiências imediatas e as palavras, do que pensamos sobre elas, como as expressamos e explicamos. Em outras palavras, a evolução da lingüística e da semântica no século XX deveria influir na educação em todos os níveis. Penso que deveria haver um treinamento simultâneo de mente-corpo na percepção, imaginação e uso da linguagem. Tudo isso me parece inter-relacionado de maneira essencial.



  VOLTAR


ESPAÇO ENERGIA     Rua Basílio da Cunha, 186 - Aclimação - CEP 01544-000 - São Paulo - SP   (11) 3484-9444 / 97126-9917
Criação de Sites .com.br